A Quinta Volta - Ano 1 Edição 5
Falta muito para acabar Abril e voltarmos com Fórmula 1? Enquanto isso não acontece, vamos falar da vida dos envolvidos.
Por exemplo, Toto Wolff agora entra para 3 comma club (quem assistiu Silicon Valley vai pegar a referência) e mesmo no clube dos bilionários, ligando para o Jean Todt, não houve o que pudesse ser feito em 2021. O Christian Horner também ligou e vai alguns anos para nós sabermos tudo que pode ter rolado depois daquela final, que vai levar anos para ser explicada.
Vamos voltar para o campeonato desse ano e que a Mercedes, conseguiu seu pódio com 2º em um carro que parece não estar funcionando mesmo. A equipe fala em mudar bastante o conceito do carro, incluindo uma mudança na suspensão, para ajudar Lewis Hamilton que disse se sentir desconectado do carro, porém também existe um pouco sobre a posição dianteira do assento também influenciando no carro.
A parte irônica disso é que o pódio e vitória da Mercedes no Brasil, fez o time insistir em um conceito errado de carro e que agora coloca a Alpine na mira da equipe.
Além desses problemas a Mercedes ainda tem mais um outro problema na conta, os motores da equipe raramente apresentam falhas, mas isso deixou de acontecer com o carro de George Russell, com Lando Norris no Bahrein. O problema de Russell foi explicado como uma falha no cilindro e de Norris uma falha pneumática.
Na Austrália George Russell, se mostrou incomodado com a Red Bull e disse que a equipe pode estar escondendo o jogo:
"Eles tem quase que vergonha de mostrar todo o seu potencial, porque quanto mais rápido eles andarem mais o esporte vai tentar segurá-los de alguma forma" - George Russell
Christian Horner, riu e até achou generoso da parte de Russell, os segundos há mais que ele deu para a Red Bull e disse que Checo Perez não segurou o ritmo e o grid realmente esteve mais próximo. Perez que precisa abrir o olho, Riccardo pode voltar ao grid no ano que vem.
Adrian Newey hoje é uma lenda para o esporte e com seu projeto vencedor desse regulamento, sempre existem dúvidas por quanto tempo continua no esporte ou se vai para outra equipe que pague muito mais. Horner também assegura que o lugar dele é na Red Bull por mais alguns anos.
Nós vamos ter uma mudança já Baku, no formato das corridas sprints e mesmo sendo vencedor Horner não gostou do novo formato da sprint.
Na opinião de quem escreve essa newsletter estamos diante da história sendo escrita com a Red Bull ganhando tudo até 2026, quando virá as mudanças de regulamento para motores. Para Hamilton o time também está em outra liga, junto da pilotagem do Max Verstappen.
Max não teve uma infância fácil, muitos atribuem a sua pilotagem e seu estilo fruto disso, já muitos veem como fruto de uma criação abusiva. O pai do piloto comentou sobre isso em uma documentário feito sobre Max, para Jos Verstappen pai ele não foi abusivo e sim duro.
Crise na Ferrari é questão de reconstrução, mas também acredita ter dado um grande passo na Austrália e vamos falar a real a crise da Ferrari vem desde da época que Massa pilotava pela equipe e mesmo com os eventos recentes talvez não consiga brigar, segundo o que explica o projeto motor. E o piloto brasileiro ainda teve que aguentar uma leve piada da sua principal rival de 2008.
A relargada na Austrália continua gerando comentários inevitavelmente e Hulkenberg não gostou nada dela, ele está correndo no lugar do Mick Schumacher pela Haas. A situação do piloto, filho do hepta mundial, na equipe ficou insustentável após o GP do Japão no ano passado, segundo conta Gunther Steiner no seu livro Surviving to Drive.
Williams está bem longe dos seus dias de glória e da época de seu legado, junto disso está sendo processada por um antigo patrocinador, que esperava um carro vencedor.
A Paramount + fechou um parceria com a F1, e exibirá os logos em alguns GPs esse ano e vou deixar uma dúvida, será que o Drive to Survive muda de casa? Nós sabemos que Liberty quer dinheiro e tem usado a pressão de mais GPs e até o medo.