A Quinta Volta - Ano 2 Edição 11
Semana passada sem a newsletter e vamos então para reunião de notícias das última semanas. Então se prepara que aconteceu muita coisa apesar do hiato de corridas e por isso vamos separar os assuntos por categorias e equipes.
F1 no Brasil e pilotos brasileiros
A F1 deixa a Band no final do ano e quem assumirá será a Globo que deve fazer transmissão da F1 no mesmo estilo do futebol no SportTV.
O ex-piloto, Felipe Massa comenta sobre as dificuldades financeiras em seu processo contra a F1 e o resultado do título de 2008.
O GP de São Paulo anuncia as atrações musicais da Fanzone em Interlagos, os shows de Alok e Jorge Aragão na estreia do espaço.
Felipe Drugovich, substituirá Fernando Alonso na Aston Martin e participa do TL1 do GP da Cidade do México.
FIA e o regulamento
O regulamento atual em que teve uma ênfase maior no efeito solo, esperava reduzir a necessidade do DRS, mas parece que isso não aconteceu muito bem, já que foi necessário em diversos circuitos criar mais zonas de uso.
O presidente da FIA acha que a entidade não recebe tanto respeito que merece, mas também descarta um "divórcio" com a FOM(Liberty Media)
Já sobre a polêmica recente sobre palavrões, George Russell está do lado dos pilotos sobre xingamentos no rádio, mas acredita que providências podem ser tomadas nas conferências de imprensas
TL2 do México deve testar os pneus para 2025 onde será usado novo composto ainda mais macio e com um treino de 90 minutos.
Parcerias da F1
A holding francesa de artigos de luxo LVMH firmou parceria de 10 anos com a F1, a holding é responsável pelas marcas Loius Vuitton, Marc Jacobs, Sephora, Tiffany & Co, Tag Hauer e Moet & Chandon.
A F1 também fechou uma parceria de múltiplos anos entre Hot Wells e a F1.Senado dos EUA investiga F1 por violações às leis antitruste na negativa à Andretti.
F1 encara resistência interna após admitir planos de organizar corrida em Ruanda
Promotor do GP de Austin, fala que as vendas aumentaram com o fim da dominância de Verstappen e pretende manter Riccardo ocupado durante o GP.
E se tratando de promotores o bilionário que levou a F1 para Singapura foi preso por corrupção.
A cidade de Madri prepara exibições com Alonso e Sainz para comemorar retorno à Fórmula 1. Esse GP também trouxe problemas políticos, sendo considerado um dedo do meio aos contribuintes.
Mclaren
A estratégia de pequenos upgrades da McLaren pode ter mudado completamente a disputa por atualizações dos carros na F1.
Piastri fala sobre o que está faltando para superar Norris, uma delas a classificação ele também comentou que gosta da calma para atingir o máximo do seu resultado, por vemos a sua postura fria.
Já o Carlos Sainz elogiou Lando Norris e vê autocrítica como ponto forte isso “Faz com que ele melhore”
Segundo Stella, questionamentos sobre o Mini DRS é uma coisa boa para McLaren.
Red Bull/VARCB
Red Bull divulga resultados financeiros para esse ano.
Hemult Marko em entrevista aponta algumas situações para o futuro da Red Bull que incluem Hannah Schmitz como nova chefe de estrategista chefe da Red Bull. E também diz que a equipe precisa considerar seus pilotos ao invés do George Russell, que outras equipes deveriam fazer o mesmo, mas também não descartou Colapinto na Red Bull em 2026.
Ele também falou da situação de Sergio Perez que precisam apresentar melhoras e aponta Lawson como uma aposta da Red Bull para substituir o Sergio Pérez e está de olho no seu desempenho.
Para Marko, a morte de Mateschitz foi um dos motivos da saída de Adrian Newey
Marko também comentou sobre Verstappen e disse que 1s por volta da McLaren é coisa de outro mundo para o piloto e diz que ameaças de Verstappen sair da F1 precisam ser levadas a sério.
Verstappen acredita que o pior de 2024 já passou pra Red Bull, não está preocupado com Norris nessa pausa da F1 e sim com o seu Fifa.
Apesar da saída em êxodo dos funcionários da Red Bull do Verstappen, acaba com as esperanças de manter a equipe unida. Mas Red Bull assinou com 200 engenheiros antes da Mercedes para ser uma fornecedora de motores
Junto disso tudo Perez tenta silenciar os rumores de sua aposentadoria.
Produtores do Drive to Survive lamenta a saída de Daniel Riccardo
Alpine
Situação da Alpine foi definida e agora deixa de fornecer motores em 2025, usando os motores Mercedes.
Ex-diretores da Alpine falam de má gestão e conspiração ao explicar situação da equipe.
Otmar Szfnauer foi demito por zoom da Alpine, comentou sobre a gestão da Renualt "se preocupavam mais com suas carreiras do que com o sucesso da Alpine" e disse que não teve nada a ver com a perda da equipe no contrato do Piastri.
A equipe também deixa as portas abertas para Carlos Sainz retornar a equipe
Mercedes
Entrevista rara de Hamilton esse ano, fala sobre momentos depressivos e sua luta contra o racismo
Toto fala que é hora de parar de flertar com Verstappen
Mercedes diz que “não avaliou corretamente” pressão sobre Antonelli no TL1 da Itália
Mercedes não quer sacrificar 2025 por conta do regulamento de 2026.
Ferrari
Fred Vasseur já procurou os engenheiros de motores da Alpine para a equipe.
Leclerc acredita que a consistência pode ajudar na conquista do mundial de construtores, mesmo com um carro um pouco mais lento em relação aos rivais.
Ex-piloto da Ferrari, Felipe Massa fala sobre os problemas políticos da Red Bull como fator favorecendo a McLaren no mundial de construtores e fala que "falta alguma coisa" para equipe.
Leclerc termina na frente segundo dia de testes de pneus da Pirelli na pista de Mugello
Williams
Williams gastou 84 milhões de libras para subir ao 7º lugar no campeonato e James Vowles já admite sacrificar 2025 para mirar em saltos maiores em 2026.
O pai de Carlos Sainz, comentou também a decisão de assinar com a equipe como uma decisão difícil.
Aston Martin
Mick Crack reconhece ser melhor do que o resto e fala do momento ruim da Aston Martin
Alonso não se importa com a tríplice coroa, o foco dele é o seu 3º título.
Sauber
Zhou ainda sonha com a vaga na Sauber e possibilidade pode atrapalhar o Bortoleto. Na sua espera cita Schumacher: “Não quero ser reserva para sempre”.
A Stake entra em lista de bets regularizadas no Brasil e livra Sauber de dor de cabeça para o GP do Brasil.
A demora na definição da Sauber Audi favorece Bottas, mas “o maior beneficiado é Colapinto”, analisa Gabriel Carvalho
Sauber BMW é um aviso do passado para a Audi que desperdiçar a oportunidade na F1, você pode nunca mais voltar
Hass
Gunther foi dispensado por telefone segundo trecho do seu novo livro.
Andretti Cadillac?
Aqui vamos precisar criar uma possível nova equipe devido aos acontecimentos recentes. A Andretti Global, não desistiu de seu projeto para a F1 em 2026, mesmos com as mudanças recentes em que Michael Andretti deixa o comando da empresa e até trouxe outra a possibilidade como "um passo importante para a entrada da Cadillac na F1".