Corrida de Quarta - Ano 1 Edição 2
Após longos meses sem ver os nossos pilotos favoritos e odiados sem competir, temos novamente carros na pista, competividade, decepções e surpresas. Se você for Tifosi, já deve ter ficado feliz com a pole do Leclerc de 1m 30s 588.
Porém antes de falarmos da corrida vamos falar sobre o relatório da FIA, que basicamente foi aquele "foi mal tava doidão e não vou fazer mais". O relatório foi solto entre o P3 e a Quali, em um esforço de deixa isso para lá e vamos esquecer essa parada aí.
Como não somos de deixar para lá e esquecer demos destaques para algums pontos, afinal houveram erros e se os procedimentos fossem seguidos corretamente poderiam levar em outro resultado detalharmos em artigo para manter newsletter menor.
Qualificação
Mas é aquela conversa de que dessa vez vai ser diferente, mas continua tudo igual e já começamos por não excluirem o tempo do Perez na curva 14 do Q1 após ultrapassar os limites de pista. Esse ano está mais claro, quatro rodas fora da linha branca é passar os limites de pista e também com punições por forçar o outro carro para fora dela.
A Mercedes que ditou como seria nos ultimos 8 anos, já mostrou que não será tão simples esse ano, já para a Red Bull, foi simples fazer o tempo e sem quicadas na pista. Escrevemos mais comentários sobre a qualificação, ainda mais porque temos Hamilton e Bottas seguido um do outro igual nos tempos em que ambos foram companheiros de equipe.
Corrida
Charles Leclerc foi o pole e campeão da etapa da Bahrain e em uma dobradinha da Ferrari. Após uma disputa limpa e linda com o Verstappen em com momentos me que contou até o Sainz na briga, Leclerc leveu a melhor porque o Verstappen ficou sem o carro funcionando e teve que retirar.
Parece que Verstappen está mais comportado e não forçou ninguém para fora da pista dessa vez. Talvez o negócio fosse só com o Hamilton e afinal era uma disputa com um cara que passou o Schumacher em quase todos os números e tinha um máquina sem igual anteriormente.
Bottas foi o Bottas na largada e perdeu muitas posições, mas logo recuperou, mais tarde disse que o problema foi mecanico e que inclusive afetou o Zhou Guanyu. Escrevemos um post com mais detalhes no dia da corrida, mas voltaremos nesse assunto ainda nessa edição.
Ainda sobre a Red Bull nas ultimas voltas simplesmente os carros da Red Bull apagaram, além do Verstappen como comentamos também o carro do Perez, apagou e rodou deixando as Mercedes em 3º e 4º lugar e a equipe ficou sem pontos logo no começou do campeonato. Poucas horas depois da corrida a Ju Cerasoli, mandou esse tweet sobre o problema da Red Bull.
Eis que ouço aqui no paddock que as Red Bull ficaram sem combustível por um erro de cálculo. A confirmar porque seria algo bem estranho de acontecer. Mas é o qu circula no paddock no momento.#F1 #F1naBand
— Julianne Cerasoli (@jucerasoli) March 20, 2022
Mais tarde o problema real foi divulgado como um falha na peça injetora de combustivel.
É uma regra trocarem o tradicional champanhe da F1 nas corridas do oriente médio por refrigerante, já que bebidas alcóolicas só podem ser consumidas em lugares específicos. Daí vemos o Hamilton avisando o Leclerc que o champanhe é 7up (tipo um guaraná).
O que tem rolado
Nas últimas 2 semanas a F1 tem sido o programa mais popular da Netlfix nos Estados Unidos, algo interessante de se observar é que o programa tem sido responsável direto pelo crescimento do esporte por lá e com um detalhe adicional a Netflix paga para fazer propaganda da F1.
Aqui tem uma thread bem interessante sobre isso e ainda com um monte de referências para quem se interessar pelo lado comercial do esporte. (em inglês)
Formula 1 is a $13 billion global behemoth.
— Nathan Baugh (@nathanbaugh27) March 21, 2022
But — until 2019 — it failed to crack the US market.
Then it launched Drive To Survive, the most effective content campaign in history.
Here’s a breakdown: pic.twitter.com/kHqKW8Nmru
Ainda sobre a Netflix (patrociona nóis) e Drive to Surive, nós que acompanhamos F1 já por algum tempo, sabemos que a série apesar de bem legal, também dramatiza de forma excessiva algumas rivalidades e concordamos com Norris e Verstappen nisso. Stefano Dominicali sabe disso, conversou com as equipes e pilotos para que, apesar disso, apoiem o projeto que tem sido efetivo em renovar o público da F1.
Mas Domincali também deixa claro que sem o dialogo de como o piloto quer ser representado na série, não será algo construtivo para ninguém e você poder ver mais detalhes sobre isso no Grande Prêmio.
A música Super Max foi viralizada pelo Lando Norris e a dupla que criou o som, retribuiu com um agradecimento parecido. Let's go Lando!
Segundo o Motorsport, Hamilton não esperava uma desculpa da FIA no relatório, mas viu como uma mudança positiva para o esporte as mudanças que aconteceram e por terem sido mais transparentes. Além dos comentários de Toto Wolff que vê como capitulo encerrado após o erro humano ser reconhecido no ocorrido e que precisam agora focar em melhorar o carro.
Ainda segundo o Alonso, apesar dos carros com o novo regulamento estarem mais fáceis de serem seguidos, ainda continuam complicados de serem ultrapassados por conta dos pneus e que vai precisar de mais corridas para sabar de fato se a mudança é real.
Alex Albon, também não ficou muito feliz com a nova regra do safety car e fala até da necessidade de uma revisão, a nova regra basicamente força os pilotos a dirigirem o mais rápido possível para alcançar a fila. A regra mudou após Abu Dabhi e também para reduzir o tempo de Safety Car na pista.
Aqui vamos para um rumor triste, a F1 para dar espaço para o GP de Las Vegas em 2023 talvez tire do calendário a etapa em Spa-Francorchamps.
O próximo GP
Apesar das dúvidas se esse GP acontecerá, ou não, tudo indica que teremos a etapa da Arábia Saudita, mas porque o GP ficou em risco? No domingo o Yemen lançou mísseis contra a cidade de Jeddah e foram interceptados, porém um deles acertou uma refinaria da Aramco que é um dos patrocinadores principais da F1 e também tinham barcos com explosivos na região, ainda segundo a Band, a situação está sendo monitorada pelos diretores da F1 e a segurança de todos e do GP está garantida.
No caso do próximo GP ser realidade, a Mercedes busca uma solução para seu carro que pode envolver mudanças na asa traseira, incluindo até serrar a asa.
E talvez Gasly, já seja o 1º a enfrentar punições por motor já no próximo GP, por conta do fogo no Bahrain, mesmo confiante nos testes e sem problemas ficou sem entender o que aconteceu e espera que a troca não seja necessária.
O Jeddah Corniche Circuit, vai manter suas zonas de DRS e somente a curva 27 que foi um pouco mais alargada. (A curva 27 foi onde o Verstappen bateu na qualificação o ano passado, estragando o que seria uma volta no limite extremo da pista). Será que veremos ela ser completada em tempo até menor?
Outro ponto será para a Alfa Romeo que espera conseguir ajustar o carro e que na largada não venha a ter problemas novamente como aconteceu no Bahrain. Porém como foi um problema de embreagem ainda existe a preocupação do mesmo acontecer em Jeddah.
Ainda não fizeram nenhum comentário oficial sobre o retorno do Sebastian Vettel que ficou de fora por conta da COVID-19, porém no twitter já postaram fotos da pista sendo preparada e placas com sua foto por lá.
No official comment on if Seb will be fit enough to race this weekend, but they’ve stuck his name up on the garage anyway, could be a good sign pic.twitter.com/6qffwYiB5Y
— EngineMode11 (@EngineMode11) March 23, 2022
Um ponto bem interessante levantado pela Deborah do Boletim do Paddock é sobre a Pirelli manter o mesmo esquemas de compostos da corrida anterior para os pneus. Isso é interessante porque temos aros diferentes agora e pode ter desdobramentos bem diferentes agora.