Qualificação Arábia Saudita - 2022
Primeira coisa, não precisavamos desse GP com a pista aprovada pelo Michael Masi, a segunda é VAMOS CHECO CARAJO!!!!
O segundo é uma homenagem ao mexicano que me pagou uma cerveja após o sol do meio dia na grade do Setor A em Interlagos. Que está no video aqui
Dito isso, vamos tratar do Q1, que infelizmente vimos o Russel fazendo os seus milagres dos tempos da Willians e colocando o carro onde não deveria e derrotando seu companheiro ~8 vezes campeão~ 7 vezes campeão mundial.
Um 16º lugar para Lewis Hamilton e que nos deixa triste, porém o admin do instagram está feliz, mostrando que temos pluralidade de visões aqui. O Hamilton fica de fora de um Q2 e Q3 pela 1ª vez de desde de 2017, quando o mundo nem sabia o que era os assuntos, isolamento social, pandemia e coronavírus.
Mas tem alguns pontos para se observar, por exemplo Tsunoda que foi o único sobrevivente dos Red Bull Power Trains(RBPT) na ultima corrida esteve fora da sessão de qualificação já no Q1 e sem tempo por problemas relacionados ao combustível e também o Latifi escapando na curva 27, mas que chegou a fazer o tempo de 1m31s817.
Todo o restante dos motores Mercedes estão no final do grid e não passaram para o que Q2, exceto as Mclarens, Russel e Stroll, que nos deixa a dúvida, é motor ou aerodinâmica?!
Agora vamos ao Q2, infelizmente com aqueles cortes e falta de informações que nenhum fã gosta de ver. Mick Schumacher que teve chances de passar pela 1º vez para o Q3 teve um acidente muito fora do comum em circuitos de rua, mostrando que as zebras podem fazer um F1 voar e ir fazendo um pin ball nos muros.
Transmissão ficou uns minutos sem mostrar o carro e o piloto saindo dele e deixando qualquer fã assustado. Aqui também cabe um detalhe para a insensibilidade da apresentação na Band que transmissão sim e sem transmissão também tem dado mancada e começar a falar de acidentes fatais do passado, que ajuda a nos lembrar o quão seguros estão os carros hoje em dia, porém, temos outros momentos para falar disso.
Felizmente ele estava consciente e foi para o hospital após ter falado com a mãe e quando se trata de acidentes envolvendo velocidade para a familia não é assunto simples. #KeepFightMichael
Após um bom tempo com o Q2 parado e sem muito clima para continuar, junto daquela sensação reforçada de que esse GP não deveria estar acontecendo. Voltamos para o Q2, que dessa vez eliminou Stroll e as McLarens, mas por pouco ficou o Russel, talvez sendo a sua 1ª vitória sobre o Hamilton, que deu entrevista sobre largar no box.
No Q3 tivemos aquela coisa do Sainz ficar na frente do Leclerc e que nos enche de esperança mostrando que os 2º pilotos podem se tornar os 1º? Mas o Leclerc mostrou porque ele tem o contrato que tem e garantiu uma posição na frente.
O Russel fez milagre e ficou em 6 com seu Mercedes 400
Mas daí vem o Verstappen, lutando para tirar aquela volta que ele não teve em 2021, que era para ser a volta mais perfeita e não foi, porque o muro não perdoa falta de estabilidade emocional e conseguiu colocar o carro atrás das Ferraris emendando algo que ninguém esperava, o Checo.
Sergio Pereza Mendoza, aquele piloto que como qualquer 1 da geração Y é desacreditado por ter nascido no tempo errado, fez o milagre de ficar na frente das duas Ferraris e também do campeão mundial número 1*.
Agora resta saber se, os ajustes dos "acertos" do Hamilton para amanhã, vai trazer a sorte dele escalar o grid novamente e também de que o Perez fará tudo certo e levar o GP.
Claro que também torcemos para nada acontecer por lá e que os cidadões de Jeddah estejam em segurança, junto também com as minorias do Yemem que é um dos países mais pobres do mundo e que tem a Arabia Saudita invadindo seus territórios e afetando sua soberania. Similar com outro país Europeu que está fazendo a mesma coisa e a F1 até expulsou piloto e cancelou GP.