A Quinta Volta - Ano 2 Edição 9
Antes de começar importante dar um contexto e principalmente sobre um posicionamento meu, quem escreve a newsletter.
Opinião
Em 2020 durante os protestos do Black Lives Matter o comentárista Luciano Burti, durante a corrida falou a respeito de Lewis Hamilton e comentou sobre cada um com a sua ideologia, após o piloto ficar mais e mais vocal na luta contra o racismo. Quando pontuei isso no Twitter ganhei o block dele.
Infelizmente nosso mundo está tão doente que lutar contra racismo é visto como uma simples posição política, e não um direito humano de não ser julgado por sua cor de pele ou povo. O racismo foi usado por mais de 300 anos para vender e escravizar povos por conta da sua pele, algo tão horrível que até os hábitos de tubarões no atlântico foi modificado.
Aqui no Calendario F1 temos um posicionamento, ainda mais no meio de um esporte onde as conquistas de um negro vale menos.
É fácil dizer que Hamilton é o maior que já esteve nesse esporte, mas já fui obrigado a ler que ele só atraiu "neguinhos modinhas" em caixa de comentários. E nem estou falando sobre como Nelson Piquet se referiu ao Hamilton e ainda quis usar um resquício da escravidão brasileira como desculpa para aliviar sua barra.
A F1 é elitizada e sabemos bem como herança joga dentro do esporte, exemplo para Lance Stroll sem precisar se preocupar com assento a cada ano e conta também o porque um Lewis Hamilton é tão raro dentro do esporte.
O racismo foi usado e é uma forma de criar a identidade de elite rotulando hábitos culturais como música, artes e roupas, como algo sem classe ou ruim de fora da elite. Então a religião do outro se torna "demoníaca", as músicas são ruins e as roupas sem classe, para aqueles que na visão elitista deveria servir e não guiar carros milionários, quebrando todos os recordes.
Discussão da vez
Com esse contexto vamos para primeira notícia que saiu ontem, Ben Sulayem presidente da FIA, não está muito feliz com os pilotos xingando nos rádios.
Não somos rappers existe uma diferença entre nosso esporte, esporte a motor e música de rap. - Ben Sulayem
Lewis Hamilton não gostou e traz um ponto sobre essas comparações
"Eu não gosto de como ele se expressou, dizer isso sobre os rappers é muito estereotipado. Você pensa que a maioria dos rappers são negros. Isso realmente direciona para, quando ele diz 'nós não somos como eles'... então eu acho que essas foram as palavras erradas. Há um elemento racial aí. - Lewis Hamilton
Sobre o assunto de xingar nos rádios Lewis Hamilton reconhece quando era mais novo, não pensavam muito sobre extravasar no impulso e desconsiderava o impacto disso, principalmente nas crianças que estavam assistindo.
O assunto pautou as perguntas do media day e Max Verstappen respondeu com sugestões de que isso pode ser controlado na transmissão e que Ben Sulayem está lutando uma batalha perdida e que até as crianças um dia vão crescer e falar palavrões também.
Lando Norris, comentou que uma regra contra xingamentos no rádio fariam a F1 perder sua intensidade.
Oscar Piastri ganhou a corrida ignorando seu engenheiro, e isso já tem ventilado a possibilidade dele atrapalhar os planos do Norris para conquistar um título mundial.
E o carro da McLaren tem causado vários comentários por conta do seu mini-DRS. A Carol Politta explica um pouco sobre no Bluesky e a FIA já começou a ficar de olho.
O caso com o Piastri é tão visível que até Christian Horner avisou que Piastri pode ser um problema para McLaren, assim como ele teve problemas com Riccardo e Vettel em 2014.
As estratégias da Mercedes condenaram a corrida de Lewis Hamilton , que não teve uma corrida fácil com pneus superaquecendo e freios falhando.
Apesar do pódio do George Russell a Mercedes pede para não se engarem com perfomance mostrada em Baku, prevê uma situação melhor após as atualizações no assoalho em Austin.
A Red Bull também já sinalizou uma reestruturação e Giampiero Lambiase foi promovido na equipe, mas também perdeu uma peça chave para o time que é sua chefe de marketing, Kelly Brittain.
A Red Bull anda preocupada com peso e abandona pinturas especiais.
A situação com Sérgio Perez tem sido complicada e não ajuda, após a sua batida o Pai de Perez precisou ir pro hospital com o um começo de AVC. (CORREÇÃO: princípio de infarto).
Outro piloto da familia Red Bull que tem seus problemas é Daniel Riccardo, ele não está muito ciente de algo que circula como fato, que é sua substituição no meio da temporada.
Horner também comentou que não está se defendendo mas correndo atrás atrás dos pontos para ganhar esse campeonato. A vida por lá não está fácil principalmente após o anúncio de Newey na Aston Martin, mas tem planejado represália.
A nova equipe de Newey espera evitar trocar de assoalho nessa temporada e apesar do grande anuncio da, Hakkinen diz que efeito Newey na Aston Martin vai levar 3 anos.
Essa semana o piloto da Aston Martin Felipe Drugovich participou dos testes da Pirelli em Barcelona com os pneus menores que farão parte do regulamento para 2026.
E sobre brasileiros, temos uma noticia preocupante, Williams quer Colapinto na Sauber e isso pode atrapalhar um pouco as negociações do Bortoleto. Mas o The Race mandou uma matéria falando que o essa briga tem o Fernando Alonso e também a McLaren envolvida.
Luca de Meo comunicou aos funcionários da Alpine a decisão da Renault sobre o fim de ser uma fornecedora de unidades de potencial da F1
Notícias Rápidas
- O GP de Silverstone terá ingressos com preços menores para o ano que vem.
- McLaren faz homenagem na sua pintura para o GP de Singapura, lembrando os clássicos MP4
- Cláusula em contrato de Verstappen permite ele sair da equipe em 2026 e já se falam sobre acordos entre Jos Verstappen e Toto Wolff.
E as informações sobre a corrida desse final de semana você pode encontrar aqui