Opinião: Mônaco o circuito necessário além do show.
Talvez eu seja o único fã da categoria que ficou feliz de ver Mônaco confirmada para o calendário do ano que vem. Vou descrever algumas coisas nesse texto que já tem semanas que comecei à escrever no começou dos rumores de que não seria renovado.
Recentemente Ross Brawn, disse que existe um esforço para segurar um pouco a velocidade dos carros, porque não é desejável para os circuitos se adaptem na mesma velocidade que os carros por conta do custo gerado. Acho que nessa linha a F1 também poderia colocar restrições aos tamanhos dos carros e deixar engenheiros quebrando a cabeça, para proporcionar mais ultrapassagens em circuitos clássicos, enquanto mantém a segurança dos pilotos.
Jeddah por exemplo é um circuito legal, mas esse ano já mostrou problemas, algo que Mônaco não tem.
Mônaco é um circuito desafiador que com mudanças certas, poderiam fazer uma grande diferença para o esporte. Mônaco é a Fórmula 1 e serve muito bem para medir a evolução dos carros e das habilidades de cada piloto. Ter pontos exatos para comparação é tudo para criar estatísticas e analise da evolução, seja na comparação carros ou pilotos.
Mônaco perfeita para estatísticas
Mesmo sem produzir boas corridas para o lado técnico é um circuito super necessário. Controlar uma máquina que alcança de 0-100 km/h em pouco mais de 2 segundos, com barreiras que vai destruir o carro ou pode te jogar no mar, não é um desafio para qualquer ser humano.
E talvez por esse desafio que o Mônaco se mostra necessário. Silverstone, Mônaco, Spa-Francorchamps e Monza estiveram presentes desde do começo do esporte. Mas só o traçado de Mônaco sofreu poucas alterações ao longo desses 70 anos. E as alterações são tão mínimas que basta comparar de um ano para o outro o tempo e já conseguir identificar o tempo de volta adicionado na mudança.
Ter essa base inalterada, ajuda e muito na comparação de uma carro em 1950 com um carro de 2022. Quando se trata de estatísticas elas não podem ser comparações simples por contas mudanças adicionadas ao longos dos anos em regras, traçados e etc.
Por exemplo no vídeo do Driver 61, ele considera as mudanças nos circuitos e também nas regras que influenciaram a velocidade dos carros. E quais as pistas escolhidas quando Spa-Francorchamps muda por exemplo? As pistas de Monza e Mônaco.
O Problema não é Mônaco
Toda vez que reclamam de Mônaco, gosto de apontar que o problema não é o circuito, mas sim a F1 atual. A linha de pensamento para isso é simples. Mônaco em 70 anos sempre produziu corridas ruims? Não. Então o que mudou para isso acontecer?
Vamos olhar algumas imagens para entender o que mudou?
Fonte: Reddit
Fonte: Reddit
Fonte: Facebook
Por uma questão de segurança, principalmente após o fim do reabastecimento os carros de F1 ficaram gigantes quando comparados as versões de outras décadas do esportes.
Isso ajudou a trazer mais segurança para o esporte, porém temos a questão de ter deixado circuitos como Mônaco com nenhuma oportunidade de ultrapassagem além das retas. Só ficou o desafio de ver quem consegue terminar a prova sem quebrar o carro durante o final de semana.
É uma nova forma que precisamos assistir as corridas e talvez até a transmissão deveria valorizar mais isso. Basta ver um pouco dessa comparação e que deveria sempre ser como indicador de velocidade nda tela, como nos últimos vídeos.
E também na câmera lenta a distância que os carros passam.
Que infelizmente nem sempre dá certo (video só vai dar p/ ser visto no Youtube, desculpa). Mas é aquele toque o Leclerc.
E no final sempre que falamos de Mônaco, não podemos esquecer do seu rei. Sim nosso grande Ayrton Senna, que sempre fez milagre por lá.
O onboard do Senna em Mônaco também a lembrança mais forte que temos dele em uma qualificação. Também só dá para assistir no youtube.
E para finalizar, que tal ver os últimos 12 chatos anos dessas curvas e desse circuito resumido?
Na minha opinião é Mônaco que os grandes pilotos são consagrados como grandes. Então vida longa para Mônaco na F1.